BEM VINDO AO

Clube de Compras Sustentáveis da Cafuringa

Assinatura Horizontal-16.png

"Ativar o desejo e o potencial para fazer ser o melhor momento agora,

com as pessoas que somos no lugar que estamos

 

 

SOBRE NÓS

Fabiana e Jefferson, paulistana e andreense, mudaram de vida deixando a cidade para viver no campo, aperfeiçoaram suas profissões (Cientistas Sociais) e aprenderam muitas outras. Desde 2009 têm seu projeto de vida na APA da Cafuringa em Brasília - DF.

 

Nessa experiência fundaram ecovilas, vilarejos ecológicos, tiveram filhas de parto natural em casa, aprenderam a construir e recontruir casas, fazer internet rural, fossa de evapotranspiração, captação de água por gravidade, recuperação de nascentes, plantar água e agroflorestas, fazer aceiros, gerir coletivamente e principalmente, compartilhar e cotizar comunitariamente numa aliança com a natureza.

 

Num contexto de muitas mudanças estruturais no País é iniciada a Amainar.

 

Amainar significa um pequeno intervalo entre chuvas fortes: amainou, mas a chuva vai voltar. Por isso é importante aproveitar as oportunidades que surgem para pensar, planejar, agir e comunicar.

 

O chamado da natureza para a transição para a sustentabilidade socioambiental deve ser atendido imediatamente. Devemos superar o paradigma da escassez e do individualismo para a colaboração e a abundância.

 

Pautados pela cultura da permanência, devemos nos aliar a natureza, recuperar as nascentes, compartilhar conhecimento e tecnologia limpa, produzir e consumir produtos orgânicos e recusar produtos e serviços degradantes. "Se não eu, quem. Se não agora, quando? "

 

"O Clube de Compras Sustentáveis é mais uma luz que nos brindou a mente e o coração. A cooperação entre as ecovilas, produtores rurais da agricultura familiar e os assentamentos rurais podem ser uma poderosa ferramenta de transformação mútua: para melhor. A parceria para o consumo consciente com outras famílias que vivem nas cidades e buscam qualidade de vida com alimentação saudável é a ponte que precisamos construir"

Jefferson Sooma.

MISSÃO

Apoiar a preservação e regeneração da APA da Cafuringa no Distrito Federal, por meio do consumo consciente de alimentos orgânicos e produtos oriundos da agricultura familiar, ecovilas, vilarejos ecológicos, comunidades intencionais e assentamentos rurais da reforma agrária localizados na região.

 

OBJETIVOS

Fortalecer economicamente e socialmente as famílias que vivem e protegem a APA da Cafuringa com suas nascentes, territórios e belezas naturais;

 

Incentivar a produção de alimentos orgânicos, certificados ou não, por meio da compra direta, sustentável e consciente;

 

Facilitar a compra conjunta e consciente socioambientalmente de pessoas da cidade (Distrito Federal) diretamente de famílias que vivem na zona rural de Brasília, especialmente da APA da Cafuringa;

 

Entregar no endereço acordado alimentos e produtos frescos, saudáveis e bem acondicionados.

 

QUEM É QUEM
perfil Fabiana Castro.png

FABIANA SOOMA

Empreendedora em Negócios Sustentáveis (20 anos de experiência no ramo de pesquisa de mercado), Cientista Social, Psicodramatista, consultora de pesquisa, moderação, negócios e ecovileira moradora da APA da Cafuringa.

 

fabiana@amainar.com.br

perfil jefferson sooma.png

JEFFERSON SOOMA

Cientista Social, Empreendedor Social e Socioambiental, Pesquisador em Educação com uso de novas tecnologias, Artivista e Ecovileiro morador da APA da Cafuringa.

 

jefferson@amainar.com.br

 

O QUE É CAFURINGA

A àrea de Proteção Ambiental de Cafuringa limita-se a oeste e ao norte pelas divisas com os municípios goianos de Padre Bernardo e Planaltina de Goiás; ao sul pela Estrada Parque Contorno (EPCT) DF-001, e pela DF-220 e, finalmente, a leste, pelo ribeirão Contagem e pela DF-150. Além das vias citadas acima, a região possui acesso pela DF-205, BR-251, DF-205, DF-170, BR-251, DF-445.

CONHEÇA A AMAINAR

Clique na imagem e saiba mais sobre os projetos, missões, ideias e parcerias que a Amainar cocria no mundo.

BLOG COCRIAR

Clique na imagem e acesse conteúdos relevantes sobre cocriar a transição para a sustentabilidade.

CONHEÇA NOSSA LOJA  

FAÇA SUA LISTA DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS